quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Visita a Rameshwaram

Levantei-me de madrugada (ainda não eram 5h da manhã!) e por volta das 6h já estava num comboio que me levou até à ilha de Rameshwaram, onde cheguei, depois de percorrer cerca de 165Km, por volta das 9h 30m.
Fiquei somente a cerca de 20 quilómetros do Sri Lanka!
Ainda na estação, o meu pequeno almoço - um chai (chá) e dois vadai (uma espécie de pastel salgado) - servidos em cima de um limpo jornal!...
.
A ilha/povoação de Rameshwaram está já há uns anos ligada ao continente por duas pontes, uma rodoviária e outra ferroviária, aqui uma foto do "meu" comboio na ponte e da ponte rodoviária
Rameshwaram é muito pobre, suja e com pouco interesse, para além do templo de Ramalingeshwara, que me trouxe aqui, pouco mais há para ver. Este importante complexo sagrado, visitado por milhões de peregrinos, é dedicado a Shiva. A construção foi iniciada na dinastia dos Chola no séc. XII, vindo a ser ampliado no período Nayaka nos séc. XVI - XVIII. Tem um dos maiores e mais elaborados corredores contínuos do género com 197 metros de comprimento suportado por 1212 pilares! Uma outra particularidade é o facto de possuir 22 theertham (tanques - que dizem possuir cada um sua nascente). Os crentes vêem a este templo "lavar-se dos pecados" tomando um banho em cada um dos tanques (em cada um deles há um sacerdote ou empregado deitando água sobre as pessoas)!  
Entrei por esta gopura...
...que, como se vê, é toda branca...
 
...logo à entrada o nome dos 22 tanques/nascentes.
Os corredores
 
 Pilares esculpidos
Pormenores
 
 Numa das entradas... lojas diversas.
Em fila para um banho purificador
Num dos tanques... o banho!...e são 22 tanques assim!
 
 Saí por aqui em direcção a um restaurante para almoçar...
 
 Pormenor desta entrada e...
 ...pormenor do cimo da gopura.
 A cerca de 3 km do templo, no ponto mais alto da ilha - o monte de Gandamadana - o pequeno templo de Parvatam, de onde se...
 ...tem esta vista para o complexo principal.
A caminho do restaurante, um local para banhos - vejam-se os corrimões que ajudam as pessoas a entrar e sair do mar...
Foi impossível encontrar um restaurante não vegetariano (ao que me disseram, o que havia fechou há 3 ou 4 meses) e num dos melhores restaurantes este foi o meu almoço - arroz branco, caril de vegetais e um guisado, magnífico, de beterraba - tudo servido numa folha de bananeira!...
Clicar para voltar a Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário