segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Pelas ruas de Thanjavur

A cidade de Thanjavur situa-se no fértil vale do delta do rio Kaveri, região conhecida como a malga de arroz de Tamil Nadu. Nos quase mil anos anteriores a 1855 esta cidade foi capital de três poderosas dinastias: dos Cholas, dos Nayakas e dos Maratas que dominaram toda a região envolvente.
Para além do Templo de Brihadishwara e do Palácio Real, que são magníficos e que mostrei anteriormente, a cidade tem muito mais para ver...
Templos multicores e...
 ...templos bi-coloridos.
Edificada pelos Maratas, a colorida biblioteca de Sarasvati Mahal que é uma das mais importantes da Índia com as sua colecção de manuscritos em folha de palma(!)
Colunas no átrio de entrada da biblioteca
Embora me tenha desiludido, a Igreja de Schwartz (ou Igreja de Cristo) é referida elogiosamente em todos os guias turísticos como um legado do passado colonial. Foi fundada pelo missionário dinamarquês Frederik Christian em 1779 e no seu interior destaca-se o painel de mármore oferecido pelo rei Marata Serfoji II (praticamente ao centro na primeira foto), representando o fundador da igreja, moribundo.
De destacar é também o Forte de Shivaganga que envolve cerca de 14 hectares da parte velha da cidade. Apesar de degradado ainda se pode notar como terá sido magnifico! 
 
Nas proximidades, um "mercado abastecedor" de bananas!...

 
Vendedores... de feijões... 
...de couve flor...

 ...de plantas...
 ...de flores e...

...de folhas de bananeira (cortadas aos quadrados que depois servirão de prato para a comida!)
Vistas da cidade...


 
 
 Uma estátua junto ao Palácio Real

...lavagem de roupa/banhos no rio


 
Clicar para voltar a Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário