domingo, 2 de outubro de 2011

Visita a Auroville

Como já referi, no primeiro dia em Pondicherry não pude visitar Auroville... estava fechada por haver eleições regionais...
No segundo dia lá fui. A distância é relativamente curta e de moto riquexó foi relativamente rápido e barato. De dentro do moto riquexó uma vista da estradaA visita a Auroville é gratuita mas antes de me darem um "salvo conduto", que permite a circulação por todo o lado, é "obrigatório" ver um interessante vídeo explicativo...
A entrada e um mapa orientador...
Esquema do que virá a ser Auroville, a cidade perfeita e...
...foto da maqueta da cidade. Quando o projecto estiver totalmente concluído compreenderá uma cidade circular com quilómetro e meio de raio, rodeada por uma cintura verde, que poderá albergar cerca de cinquenta mil pessoas! No centro o Matrimandir (palavra sânscrita que significa o Templo da Mãe Divina)......pormenor da cobertura e......maqueta do temploAuroville, criada como uma comunidade internacional, situa-se no sul da Índia, no estado de Tamil Nadu, a cerca de 10 quilómetros de Pondicherry. Foi construída com o propósito de ser uma Cidade Universal onde todos, homens e mulheres, pudessem viver em harmonia, independentemente da nacionalidade, raça, religião e ideal político. Face a uma ideia, que teve inicio por volta de 1930, concebida e desenvolvida por Sri Aurobindo e pela "Mãe" (Mira Alfassa), dentro dos princípios do Yoga Integral, só em 1960 foi proposta a sua construção. O projecto foi apresentado ao governo da Índia que, após aprovação, o encaminhou para a UNESCO. Em 1966 a UNESCO, numa resolução unânime, deu também a sua aprovação por entender tratar-se de um projecto importante para o futuro da humanidade. A cerimónia da inauguração foi a 28 de Fevereiro de 1968, tendo-se reunido no seu anfiteatro cerca de cinco mil pessoas, entre as quais representantes de 124 nações incluindo a Índia. Nesta cerimónia o director-geral da Unesco - M.S. Adiseshiah - pronunciou as seguintes palavras:
Em nome da Unesco, em nome dos presentes e não presentes, exalto Auroville, a sua concepção e realização, como uma esperança para todos nós e particularmente para as nossas crianças, para a nossa juventude que está desiludida com o mundo que construímos para ela, e que encontrarão em Auroville um símbolo vivo, inspirando-as a viver a vida para a qual são chamados”.
A cidade tem como centro o Matrimandir e é nesta área central que se localiza a Área da Paz que inclui também os jardins, o anfiteatro (aqui está guardada a "Urna da Unidade Humana" com terra de 121 países e dos 23 estados indianos) e o lago. Para além desta existem outras "Áreas": a Industrial (cerca de 100 hectares de industrias verdes e que são um dos pilares para que Auroville se torne auto sustentável), a Residencial (cerca de 200 hectares onde moram os visitantes e os residentes), a Internacional (com os pavilhões nacional e cultural, agrupados por continentes, cujo objectivo é demonstrar a unidade na diversidade) e a Cultural (planeada para se tornar o local de realização de pesquisas na área de educação e expressões artísticas). Todas estas áreas são rodeadas de uma cintura verde com quintas orgânicas, florestas, áreas de preservação de espécies (flora e fauna) em extinção, além de servir como celeiro para os alimentos consumidos na comunidade, plantação de ervas medicinais utilizadas em medicamentos naturais, lugar de recreação, escolas, etc..
Edifícios junto à recepção
Outros edifícios em Auroville
Estátua do fundador - Sri AurobindoO restaurante principal e a sua cozinha alimentada a energia solarNo restaurante loiça e talheres secando ao sol!
A caminho do Matrimandir os caminhos são de terra batida. Tudo muito bem organizado e limpo. Exemplo de vedaçãoA meio do caminho uma baniana, uma das árvores sagradas da Índia, que tem a particularidade de ao longo do tempo dos seus ramos principais irem crescendo ramos que tomam raízes e vão permitindo o alargamento da área de cobertura da árvore.
Já a chegar ao Matrimandir o jardim...Clicar para voltar a Outubro de 2011

Sem comentários:

Enviar um comentário