quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Até Eklingji e Nagda

Após o almoço tomei um táxi (terá sido mais um carro de aluguer, conduzido por um estudante...) para ir visitar os templos de Eklingji que, segundo os prospectos turísticos, valeriam a deslocação. Foram cerca de 22 quilómetros, grande parte em estrada de montanha... mas também com lagos... Paragem junto a um templo a meio do caminho onde todos os condutores de automóveis se dirigem a pedir protecção...
Arco que assinala o templo acima
Ruínas de um outro templo na berma da estrada Fotos de Eklingji...Esta é a entrada para o "complexo" de Eklingji. São 108 templos e altares dedicados a Xiva cuja construção se iniciou no século XVI.PormenorInfelizmente o "complexo" só abria às 18 horas e eu tinha um comboio para apanhar às 22 horas... De um muro lateral tirei estas duas fotos Para "compensar" o facto de não ter visitado o complexo de Eklingji o condutor/estudante sugeriu uma visita a Nagda, localidade situada a poucos quilómetros e já no caminho de regresso a Udaipur. Aqui existe um outro "complexo", os templos de Sas Bahu (templos da sogra e da nora). Este conjunto de templos, construídos por volta do séc. X (!), são o que resta de Nagda (antiga capital de Mewar) estão em muito bom estado de conservação. Vista geralOs dois templos maiores (qual a sogra?)Templo mais pequeno, vendo-se ao lado direrito parte da torana (portal cerimonial à entrada de um complexo sagrado), que mostro a seguir.Pormenor da torana.
A decoração dos templos, quer por dentro quer por fora, é feita com centenas (talvez milhares...) de figuras esculpidas na pedra e com uma "renda" feita na pedra, que nuns sítios decora e em outros deixa passar a luz... Eis alguns exemplos no exterior
Fotos de interiores
A terminar a visita a entrada de um dos templos, seguida de pormenor do tecto dessa mesma entrada.
Clicar para voltar à 2ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda,
    Os passeios em estrada de montanha, são sempre muito bonitos, eu acho. E dá para ver pela foto, que foi mesmo bonito!
    pena que o complexo de Eklingji estava fechado.As fotos mostram que deve mesmo valer a pena visitá-lo. Mas a compensação também foi muito boa! O templo da sogra deve de ser o da foto de baixo, mais entroncada e com um aspecto mais resmungão.
    A decoração destes templos é realmente uma coisa lindíssima de ver! tanto por dentro como por fora. A expressão é mesmo essa "renda". Parecem trabalhos de renda feitos em pedra. Fantasticamente lindo! Com tantos pormenores dentro de outros pormenores... uma riqueza de detalhes impressionante, e melhor do que ser impressionante, é que resulta muito bem e é muito bonito de se ver.
    A foto das ruínas do templo na beira da estrada também é muito bonita, mas triste. Eu acho sempre as ruínas um bocadinho tristes.
    Valeu mesmo a deslocação, não valeu? Foi muito bonito!
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar