sábado, 2 de janeiro de 2010

Mumbai - Dhobi Ghats

Existindo há quase 140 anos os Dhobi Ghats são simplesmente a maior lavandaria a céu aberto em todo o mundo! É o conjunto de tanques e pedras (serão mais de mil!) onde grande parte da roupa suja de Mumbai, na verdadeira acepção da palavra, é lavada. A visita a este local não é proibida... mas desaconselhada (esta a opinião do taxista que aqui me trouxe). As fotos foram tiradas de um viaduto próximo (é como se fosse um miradouro, sempre com turistas e vendedores!).
Dhobi Ghats - Vista geral...
...para a direita...
...e para a esquerda.
Aqui trabalham cerca de dez mil pessoas, na sua quase totalidade homens (só estes lavam roupa!)
Naquele telhado de zinco estarão as blue jeans que mandei para lavar?!
Muitos rapazes (com 14... 16 anos) iniciam aqui, por vezes para toda a vida, a sua actividade como trabalhadores.
A actividade não pára, trabalha-se de sol a sol! Não há sábados, domingos, feriados ou férias... sempre com as mãos, pernas, pés, corpo molhados. Clicar para voltar à 1ª quinzena

1 comentário:

  1. Olá Taborda
    Que realidade tão diferente da nossa, não é?! Tantos tanques de pedra, tanta roupa por todo o lado! Cerca de 10 mil homens a lavar roupa, assim,sempre molhados, sem dias para descansar, sem outro futuro, para toda a vida... desde rapazinhos! Ah, achei triste. Será que eles se conformam com essa pobreza, essa falta de horizontes? Muito dificilmente, com certeza.
    Beijinhos,
    Glória

    ResponderEliminar