quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Apontamentos marginais - 5

Os beedis
Pronunciando-se biidi, o beedi ou bidi é um fino cigarro indiano feito de tabaco normal, mas envolto numa folha de tendu (ou temburini, da família dos diospireiros) e amarrado com um fio fino e colorido na ponta. São bastante menores que os conhecidos cigarros mas, segundo os entendidos, são mais prejudiciais, pois para se manterem acesos exigem que o fumador inale com mais frequência e mais profundamente. Segundo as estatísticas mais de 80% dos cigarros fumados na Índia são beedis e no seu fabrico, muito artesanal, trabalham cerca de 20 milhões de pessoas!
Um maço de cigarros custa 65 ... 70 rupias, enquanto que um maço de beedis custa menos de 10!
Deixo a seguir uma foto de um homem fazendo beedis, sendo que nestes a parte exterior é de folha de bananeira! Começa por fazer um "canudinho" de folha de bananeira, amarra-o com um fio colorido, enche-o com tabaco picado, calca-o com um arame e fecha a ponta. Está pronto um beedi!Nesta foto mostro três diferentes marcas de beedis (cada pacote tem 25 beedis). Os beedis que se vêm no meio, amarrados com um elástico cor de laranja, são exteriormente de folha de bananeira e foram comprados ao homem que mostrei acima.
Uma das embalagens acima depois de "desembrulhada". A marca é 30 e tem 25 beedis.
Clicar para voltar à 2ª quinzena

4 comentários:

  1. Para os reformados e pobres do nosso País, dever-se-ia adoptar um costume semelhante, mas continua-se com os avestruzes...Sou fumador, sei daquilo que falo com essas pessoas. Mas, há sempre um "mas", todos têm receio de falar.Os bons marginais(?) são postos de lado. Alguns anos atrás tinhamos marcas como os "Definitivos", "3 vintes" ou "Provisórios" que respondiam a essa procura. Hoje temos algumas (poucas) marcas nacionais, e o resto é tudo americanizado. Os beedies, mal ou bem, dão alguma felicidade(?) a essa horda de pobres fumantes. Obrigado pela paciência que teve. Sucesso continuado para o seu blog. OM Shanti OcPó

    ResponderEliminar
  2. como q aromatizam os bidis

    ResponderEliminar
  3. Olá Taborda,
    Este seu apontamento fez-me lembrar do que a minha mãe costumava contar, sobre como o meu avô enrolava os próprios cigarros, em papel de mortalha. Naquela altura,eu era pequenita e achava isso a coisa mais estranha do mundo!Via o meu pai a fumar sempre cigarros tirados do maço...
    Mas tantos anos se passaram e ainda hoje existem pessoas que têm esse mesmo costume! E na Índia, com muito sucesso! De facto devem de ser cigarros ainda mais prejudiciais á saúde, sem filtro, a terem que se fazer inalações prolongadas... mas pronto, são tradições de cada país, e de facto a diferença de preços é enorme! Calculo que para as pessoas mais pobres, seja irresistível comprar antes beedis do que cigarros comuns.
    E como disse o senhor que fez o comentário acima, para os reformados e pobres, poder-se-ia adoptar um costume semelhante (se bem que o mais salutar seria deixarem de fumar).
    Pronto, beijinhos
    Glória

    ResponderEliminar
  4. Parabens pelo post
    a principio unica informação que achei em portugue

    ResponderEliminar